O óleo essencial de camomila é um dos mais apreciados na aromaterapia por sua versatilidade. Ele tem o poder de acalmar a mente, o coração, a pela e as emoções...
Nicholas Culpeper, renomado botânico, médico e astrólogo inglês do século XVII relata que entre os antigos egípcios, a camomila não só era considerada uma planta sagrada por se encontrar associada ao Sol, como também possuía aplicações medicinais: usavam-na para combater as febres, em especial a febre da malária. Outras fontes associavam esta erva à Lua. Na Grécia, o grande médico Asclepíades a prescrevia sistematicamente como tratamento para saúde.
Alguns óleos essenciais podem causar reações alérgicas, dermoagressividade, fotossensibilidade e até neurotoxicidade se não forem utilizados na forma e quantidade adequada para cada situação, sendo ainda que alguns óleos essenciais não são recomendados para uso dependendo da idade e condição de saúde.
As Camomilas são consideradas óleos essenciais seguros para os grupos citados acima, quando utilizados em doses terapêuticas, raramente causando algum tipo de desconforto.
Para fazer o teste e ver se sua criança não tem alergia é bem simples! Antes de aplicar pela primeira vez, faça o teste. Dilua o óleo essencial no óleo vegetal, 1 gota em 1 colher de sopa, passe uma gota no calcanhar do bebê e observe por 20 minutos. Se nenhuma alteração aparecer, como uma vermelhidão, o caminho está livre para você aplicar a aromaterapia.
Atenção: uso recomendado a partir de 4 semanas de vida.
Van super ótima sua ideia de compartilhar essa dica de como usar o oleo essencial de camomila nos nossos pequenos. Usei muito nos meus.
ResponderExcluir