Quer visitar o Oriente sem tirar os pés de São Paulo? Visite o Templo Zu Lai, ele está localizado na cidade Cotia, pertinho de São Paulo, o lugar é além de retiro espiritual e ponto turístico para quem deseja conhecer mais sobre a filosofia budista e contemplar o lugar, repleto de esculturas belíssimas de budas, jardins e templo.
Nós aproveitamos nossa ida à Embu das Artes e também fomos visitar o Templo Zu Lai, tiramos o período da tarde para fazer a visita, mas aconselho passar o dia!
Zu Lai é o maior templo budista da América Latina e ocupa uma área de 150 mil metros quadrados, o Templo Zu Lai é um destino válido mesmo para quem não é adepto ao budismo.
A vasta área verde proporciona uma imersão na cultura budista, despertando a atenção por sua bela arquitetura, assim como pelas diversas esculturas que apresenta. O templo é como um refúgio zen, cercado por natureza, ideal para nos desligarmos de preocupações e relaxarmos.
Existem muitos ambientes de meditação no templo e eles remetem à estética dos palácios chineses, sendo que o destaque da sala principal é uma escultura de Buda feita de jade. Ligado ao Monastério Fo Guang Shan, o espaço tem como finalidade divulgar o budismo por meio de educação, cultura, filantropia e purificação espiritual.
Ao longo da visita, é possível se deparar com pessoas que estão hospedadas temporariamente no local por conta de retiros de meditação. Os visitantes também podem atirar moedas em uma fonte dos desejos, acender incensos para seus antepassados, assim como escrever pedidos em papéis e pendurá-los em árvores.
Geralmente, a sala de cerimônia principal conta com a presença de voluntários, que abordam com os visitantes alguns dos princípios da cultura budista, assim como as boas práticas incentivadas no interior do templo Zu Lai.
Veja nossa foto em 360 do Templo Zu Lai e se sinta lá também veja se me encontra (tá fácil!) e se encontra as meninas.
A visitação no templo é gratuita e eles recomendam algumas regras de conduta (em todas as dependências do Templo)
- Não é permitido levar quaisquer bebidas e alimentos para o interior do templo, logo, também não são autorizados piqueniques;
- Não levar animais de estimação;
- Não ir com roupas inadequadas (decotes, regatas, bermudas e shorts);
- Não fotografar nem filmar atividades e interior das salas sem autorização prévia;
- Não fumar absolutamente em nenhum local do templo;
- Não pegar nada que não tenha sido oferecido;
- Não assumir posturas inadequadas nas dependências (deitar pelo pátio, debruçar-se nas muretas, estátuas e etc.);
- Não manifestar contatos íntimos (beijos, abraços, carícias e etc.);
- Não fazer barulho e evitar aglomeração na porta da Sala de Cerimônias (Sala do Grande Herói) para não perturbar a concentração e o momento de oração dos praticantes.
Dentro da Sala de Cerimônias (Sala do Grande Herói)
- Não usar roupas inadequadas (decote, regatas, bermudas e shorts.);
- Não fazer barulhos (mantenha silêncio e evite conversas);
- Não se deitar ou assumir postura desleixada;
- Não usar celular (desligue-o ou ative a função vibrar);
- Não tocar nos instrumentos de darma;
- Não fotografar nem filmar as práticas e cerimônias religiosas sem autorização prévia;
- Não comer e nem beber dentro da sala;
- Não ostentar intimidades (beijos, abraços e carícias);
- Não ficar entrando e saindo da sala. Fique, pelo menos por 45 minutos (mantenha atitude discreta e respeitosa não perturbando a concentração e o momento de oração dos praticantes).
As crianças no Templo Zu Lai
Tinha muitas crianças quando fomos e elas são super bem vindas lá, tem parquinho e muito espaço verde, a única coisa que não conseguimos fazer com os pequenos é entrar na sala de cerimonias, mas ainda sim é possível revezar com seu companheiro.
Para entrar no Templo Zu Lai não precisa pagar, nem entrada nem o estacionamento, mas leve dinheiro. Restaurante, café e loja de lembranças não trabalham com cartões. Muita gente vai lá passar o dia: amigos, famílias que aproveitam o lindo jardim, o lago e também o amplo pátio do templo. Imponente, o templo conta com uma grande área externa que lembra um jardim de palácio oriental, além de salas de meditação.
A cafeteria e restaurante merecem destaque importante. Sábados, domingos e feriados é servido um almoço oriental vegetariano, das 12h às 14h30. Aproveita-se um bufê simples, porém gostoso e saudável, que tem pratos quentes e frios com tempero suave, todos preparados em uma cozinha à vista do público. Lembre-se: o local só aceita dinheiro.
Localização e horário de funcionamento:
Aberto à visitação:
Terça-feira à sexta-feira: das 12h às 17h.
Sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 17h.
Segundas-feiras: Fechado (mesmo se feriado).
Entrada e estacionamento são gratuitos.
Práticas públicas aos domingos:
9h30 - Prática de Tai Chi (meditação em movimento)
10h - Cerimônia (verifique a programação)
14h - Palestra (verifique a programação)
15h - Meditação orientada
(programação esta sujeita a alteração sem aviso prévio)
Aproveite seu passeio de domingo para conhecer o Museu de Arte Budista.
Cafeteria
De terça a sexta das 12h às 17h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h
Yakisoba, lanches e salgados vegetarianos, doces, café, chás, sucos e água.
Lojinha
Mesmo horário de funcionamento da cafeteria.
Artigos e livros budistas
Restaurante
Aberto somente aos sábados, domingos e feriados das 12h às 14h30.
Buffet livre com pratos quentes e frios.
R$ 30,00 (adultos) e R$ 22,00 (crianças entre 2 e 8 anos).
Playground
Ao lado do Refeitório.
Estacionamento
Apenas veículos pequenos, de passeio, podem entrar nos estacionamentos do Templo. O estacionamento possui vagas preferenciais próximo ao refeitório.
Por determinação da administração, não é permitido o ingresso e o estacionamento de veículos de grande (ônibus, micro ônibus e vans) porte no interior do Templo, devidos a danos e outros transtornos. O motorista precisa estacionar veículos de maior porte em regiões adjacentes ao Templo.
No momento por conta da pandemia do Covid-19 o templo está fechado sem previsão para re-abertura, para acompanhar maiores informações acesse o site do Templo Zu Lai clicando aqui
Nós amamos passeios gratuitos! E por isso selecionei mais alguns para nos inspirar!
Que tal seguir a dica do blog abcdosviajantes e fazer Passeios gratuitos em Lisboa ? Eu ainda não conheço Portugal e sou doida para conhecer!
Um pouco mais perto podemos nos inspirar nas dicas do blog Viajando com a Cintia e fazer
Já aproveita e se liga na Dica das Twins - Roteiro Revolução de 32, passeio gratuito
O blog Flor na Cabeça também tem ótimas dicas de passeios gratuitos na Itália! O que fazer de graça em Roma: 10 lugares para visitar
Me despeço com essa foto linda dos jardins do Templo Zu Lai! Espero que voltem as atividades em breve para que todos possam usufruir dessa paz.
Um grande abraço
Van
Excelente este texto e post suuuper completo, cheio de detalhes e informações pertinentes. Não conheço Embu das artes e já há um tempo que quero conhecer. Não sabia que lá tem um
ResponderExcluirTemplo. Adoro conhecer templos assim e achei o Templo Zu Lai uma excelente opção cultural de passeio gratuito. Amei.
Já estive ai no Templo Zu Lai e amei conhecer. Além de lindo me trouxe uma paz imensa. Estou louca para voltar.
ResponderExcluirFaz tempo que quero ir nesse templo. Não fazia ideia que era o maior da américa Latina. Que delicia! Quanta área verde, Bom demais saber que é gratuito! Agora fiquei ainda com mais vontade de conhecer!
ResponderExcluirAdorei conhecer essa opção de passeio gratuito com crianças: o Templo Zu Lai! Parece o tipo de passeio tranquilo e gostoso para fazer com os pequenos! Gostei!
ResponderExcluirÓtima sugestão de visita ao Templo Zu-Lai com crianças. Aliás, uma excelente dica para casais mais velhos, jovens enfim para todos. Esse ar oriental já me transmite paz.Jardins, lagos tudo convida a contemplação. Gostei também de saber que tem um restaurante pois dá para passar o dia por lá. beijocas
ResponderExcluirNão sabia que o maior templo budista da América Latina ficava pertinho de São Paulo. Que super dica de passeio gratuito esse no templo Zu Lai, uma oportunidade para as crianças terem acesso a outras culturas e ainda passar um dia tranquilo curtindo a natureza.
ResponderExcluirNão conhecia esse templo Zu lai! Que Maravilha um templo budista tão lindo e perto de São Paulo
ResponderExcluirSempre tive vontade de conhecer o Templo Zu Lai em São Paulo, vou aproveitar as suas dicas e logo que tiver oportunidade vou conhecer.
ResponderExcluirEstive no templo Zulai com as crianças pequenininhas, já há alguns anos, e sempre falamos de voltar lá... minha filha mais velha adora curiosidades sobre as religiões e tenho certeza que adoraria o lugar. É realmente um local acolhedor e cheio de paz.
ResponderExcluirDesde a primeira vez que li sobre o Templo Zu Lai fiquei com muita vontade de conhecer. Principalmente pelo fato de ser um passeio gratuito, que já é um grande atrativo. Bom saber que é tranquilo visitar o Templo Zu Lai com crianças, assim posso levar meu sobrinho comigo.
ResponderExcluirMuito legal sua visita ao Templo Zu Lai com crianças, um passeio criativo e muito interessante, imagino os olhinhos delas vendo tantas coisas diferentes do comum, amei a dica!
ResponderExcluirAdoro dicas de passeio gratuito! E esse está incrível para fazer com as crianças. Gostei muito desse Templo Zu Lai
ResponderExcluirNossa, eu adoro visitar Templos, e o templo Zu Lai parece ser uma ótima sugestão para ir com Crianças. Eu simplesmente adoro passeios gratuitos. Beijos
ResponderExcluirEu sou louca para conhecer esse templo budista tão pertinho daqui! Ainda irei lá um dia!
ResponderExcluirEu desconhecia o lugar, mas achei muito interessante o Templo Zu Lai estar incluso em um passeio com crianças.
ResponderExcluirLindo o templo zulai neste passeio com crianças. Eu desconhecia este templo maravilhoso. Mas sei que em Foz do Iguaçu tem um outro mas como este ai fica mais perto da minha casa, qualquer hora vou fazer uma visita. Abraços
ResponderExcluirExcelente post sobre o templo zu lai! Eu estava falando esses dias com uma amiga de conhecer, mas tinha visto a informação de que ainda não estava aberto ao público. To doida para meditar por lá
ResponderExcluir