O médico falou que seu bebê é grande? Recebo quase que diariamente mensagem de mães que disseram que têm um bebê grande, e por isso o médico falou que não pode ser parto normal.
E adivinha? Muitas vezes é impreciso. De acordo com o ACOG “A suspeita de macrossomia (bebê grande) não é razão suficiente para indução ou cesárea.”
🧐 Há mais problemas de nascimento com mães que FOI DITO que seu bebê é grande do que mães cujo bebê era realmente grande. Por quê?
🔹Se o médico disser que o bebê está grande com base no exame ou no ultrassom - É uma chance de 50/50.
🔹Somente entre 7 à 15% dos bebês grandes realmente têm problemas nos ombros.
🔹 “Se um profissional de saúde pensa que você vai ter um bebê grande, às vezes esse pensamento é mais prejudicial do que o próprio bebê grande. Isso ocorre porque a suspeita de um bebê grande leva muitos profissionais de saúde a administrar o trabalho de parto de uma forma que aumenta o risco de cesárea e complicações ”. Nascimento baseado em evidências
🔹 A indução precoce pode prevenir alguns problemas nos ombros; no entanto, não é garantido e a própria indução precoce acarreta maiores riscos para a mãe e o bebê.
🔹 “Uma política de cesarianas eletivas para bebês grandes provavelmente faz mais mal do que bem para a maioria das pessoas que dão à luz” Nascimento baseado em evidências.
Se você está em dúvida deixo algumas reflexões:
🌟A natureza é perfeita não faria um bebê maior que você poderia parir!
🌟O ultrassom frequentemente erra sobre peso e tamanho.
🌟A posição para parir faz diferença.
E por último a mais importante:
💪Seu bebê pode ser grande mas você é um mulherão!
Me conte seu bebê nasceu grande? O ultrassom acertou?
Tem medo do parto, confira esse post incrível https://mamaeempoderada.com.br/medo-do-parto-normal/ para se fortalecer
Um abraço!
Van Sanfins - Doula
Já ouvi pessoas falando que optaram pela cesárea porque o bebê era grande para o parto normal. Mas acho que seu post tem todo o sentido. Parabéns!
ResponderExcluir