O melhor momento é a partir da 34ª semana de gestação: a massagem do períneo é um método comprovadamente eficaz para preparar o tecido entre a vagina e o ânus para o parto. O períneo sofre muito durante o parto, já que a grande pressão exercida pelo bebé e a dilatação podem causar fissuras.
Massagem do períneo:
Se a abertura da vagina não for suficientemente dilatada ou ocorrerem complicações durante o parto, os médicos fazem cortes no períneo, se for conveniente. Geralmente, o tecido costuma ajudar a si próprio quando não há espaço suficiente, já que as fissuras se curam com mais facilidade e rapidez do que as incisões.
Com a massagem regular do períneo, as fissuras e a episiotomia podem ser evitadas, uma vez que o tecido se torna muito mais elástico e flexível.
O melhor momento para a gestante começar com a massagem do períneo é a partir da 34ª semana de gestação. Massageie a área do períneo com um pouco de óleo de amêndoa puro ou óleo de coco durante 5-10 minutos, três ou quatro vezes por semana.
Embora não haja garantias de que o períneo não seja danificado durante o parto, com uma massagem regular as possibilidades de superar o parto sem fissuras nem incisões.
Como fazer a massagem no períneo
Antes de começar a massagem, crie um ambiente confortável. Se quiser, tome um banho antes e fique confortável no sofá ou na cama. Para a massagem perineal, não existe uma única posição adequada, cada mulher deve encontrar aquela em que se sinta mais confortável.
O mais importante é que você se sinta bem e não fique tensa. Muitas mulheres agacham-se ou ficam de pé, descansando uma perna, por exemplo, na borda da banheira ou numa cadeira. Mas também pode ser feito deitada.
Lave as mãos e certifique-se de não ter as unhas muito compridas. Coloque um pouco de óleo nos dedos e espalhe esfregando com os dedos para aquecê-lo um pouco.
Insira o polegar cuidadosamente na vagina e massageie a área interna e externa do períneo com as pontas dos dedos realizando massagens circulares suaves da esquerda para a direita. Pode aumentar gradualmente a pressão, mas lembre-se que a massagem não precisa doer.
Agora, insira o polegar completamente na vagina e estique o tecido radialmente na direção do ânus. Para terminar, arqueie o períneo com o polegar para fora e para baixo. Notará resistência, mas não precisa doer. Se não tiver a certeza de como fazer a massagem, veja o vídeo abaixo.
Importante: Manipular a área perineal pode causar contrações prematuras. Se tem infeções na área da vagina, não faça massagens no períneo.
Postar um comentário